A bichectomia, também conhecida como lipoplastia facial, é o procedimento que visa retirar bolas de gordura da bochecha, ou a “bola de bichat”. Por não ser um tecido adiposo, ele não diminui quando a paciente perde peso, e por isso , esse é um dos motivos que podem levar a realização dessa pequena cirurgia.

Outro motivo para a realização da bichectomia seria o aspecto funcional, ou seja, para aquelas pessoas que tem o costume de “morder” a bochecha devido ao excesso de volume, e resulta em feridas internas. Com o procedimento, esse desconforto deve ser aliviado.

 

COMO É FEITA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Apesar de simples, a bichectomia é uma cirurgia e é realizada por dentro da boca, ou seja, basta um pequeno corte interno da bochecha para a realização do procedimento. A anestesia é local e a incisão é de aproximadamente 2 centímetros. Após a retirada da “bola”, a sutura é realizada e o paciente tem alta no mesmo dia. O procedimento como um todo não leva mais de 1 hora.

O principal beneficio da cirurgia é a diminuição do volume do rosto. Aquela famosa “cara de bolacha” some por completo com esse procedimento. A remoção das bolas de bichat alongam o rosto, o deixam mais fino, o deixando mais harmônico e com a linha da mandíbula mais evidente. Por não ter ligação direta as “bolas” com a pele, não há perigo quanto a flacidez da região.

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER AO REALIZAR O PROCEDIMENTO?

Como toda cirurgia, é preciso uma avaliação para verificar se o procedimento é indicado para você. Por se utilizar anestesia, é interessante averiguar as condições de saúde antes de realizar a processo.

Estando tudo certo, e feito a cirurgia, os cuidados do pós-operatório devem receber toda a atenção possível. Apesar de simples, logo após a cirurgia a boca do paciente ainda deve estar sob efeito da anestesia, vindo o incomodo logo mais tarde.

Evite alimentos sólidos nos primeiros dias da recuperação. Opte por alimentos pastosos ou líquidos e não muito quentes. Se a dor estiver gerando incomodo, alimentos gelados, como sorvete, ajudam a alivar.

Mantenha a saúde bocal em dia. Use escovas de cerdas macias e faça movimentos leves e devagar para evitar de se machucar e sentir dor. Mantenha o uso de fio dental. Aqui, queremos evitar o acumulo de bactérias, para evitar inflamações na região da cirurgia.

Por último, mas não menos importante, se você é adapto de exercícios físicos, evite-os por uns dias. O esforço físico pode causar dor e até comprometer sua cicatrização. Em qualquer cenário, sempre passe em acompanhamento com seu médico para verificar como está sua recuperação.

 

Se você ainda não conhece a bichectomia e quer saber mais sobre ela e fazer sua avaliação, a Dom Lorenzo conta com especialistas para tirar suas dúvidas e cuidar de você!