Você sabia que a pele, assim como as pessoas, possui características distintas e por isso, existem diversos tipo de pele. Olhando sem muita atenção, podemos achar que todas são iguais, mas conhecer o seu tipo de pele te ajudará a cuidar dela da forma correta, assim ela manterá o aspecto jovial por muito mais tempo.

No mercado existem inimagináveis tipos de cremes para o corpo e face, e todos eles possuem características bem especificas quanto a sua utilização. Utilizar um creme para pele apenas por ter a função de ser para pele, pode estar danificando a sua derme, ao invés de ajudar.

Nesse post iremos conhecer alguns tipos de pele, para que você possa identificar a sua e saber exatamente como cuidar dela com todo carinho.

 

PELE OLEOSA

Acredito que seja a mais comum quando se fala em que tipo de pele você tem, afinal é a primeira coisa que as pessoas tendem a pensar e também por ser a forma mais comum de ser encontrada.

Por produzir exageradamente a sebo, a pele oleosa possui aparência da cútis brilhosa e pegajosa. Esse excesso de sebo também colabora para a produção de acnes e inflamações na pele.

Para esse tipo, é recomendado que a limpeza não seja feita toda hora. Duas vezes por dia é o suficiente para manutenção da pele. Tenha preferência por utilizar produtos Oil Free e que possuem característica de controle da oleosidade.

 

PELE SECA

Enquanto a pele oleosa possui produção exagerada do sebo, aqui, essa produção é mínima. Além disso, a falta de água potencializa ainda mais o aspecto áspero, falta de brilho e a “craquelagem” com facilidade. Esse tipo de pele tem tendência a apresentar rugas e marcas de expressão.

Devido a tendência para apresentar rugas e marcas de expressão, é recomendado o uso de cremes anti-idade. Cremes com alto teor de hidratação e produtos sem álcool na composição são as opções que devem fazer parte do seu kit de cuidados da pele.

 

PELE MISTA

Junto com a pele oleosa, esse é o tipo mais comum entre os brasileiros. Ela possui características bem especificas. E atua com maior grau de oleosidade na Zona T (testa, nariz e queixo), e é ressecada nas demais regiões.

Para esse tipo de pele, os cuidados recomendados são de limpeza da pele, hidratação, evitar produtos oleosos como cremes, prefira composição baseada em gel, sérum ou fluído. Lembre sempre de optar por produtos Oil Free. A esfoliação com profissionais é uma boa opção para manter a pele saudável.

 

PELE NORMAL

Esse tipo de pele possui uma textura saudável, sem excesso de oleosidade, com boa hidratação. Apesar de ser considerada uma pele com características benéficas para sua manutenção, é imprescindível que o cuidado seja diário. Nesse tipo de pele, o aparecimento de rugas na região dos olhos, e por isso a hidratação com cremes, limpeza, hidratação. Assim, você poderá manter essa condição por muito tempo.